17/06/2015

Dois livros que andei lendo e recomendo a vocês

7 Segundos - A Arte de Falar em Público
Editora: Zebra Publicações 
Tema: 
Comunicação 
Ano: 
2011 
 176 págs. 

Jorge Freitas

SINOPSE:Quando conhecemos alguém pela primeira vez, o nosso cérebro precisa de apenas sete segundos para construir uma imagem dessa pessoa. E nesses escassos instantes, por mais incrível que possa parecer, tomamos onze decisões acerca de quem acabámos de conhecer! Perante isto, o que é que podemos fazer para provocar nos outros uma imagem forte, segura, confiante e credível de nós mesmos? Se começarmos bem no primeiro impacto com uma plateia quando falamos em público, o caminho daí em diante torna-se muito mais fácil e sereno para qualquer orador. Aliar um marketing pessoal forte com técnicas poderosas de Falar em Público é a proposta deste livro! Um precioso auxílio para qualquer profissional que enfrente os desafios de falar, reunir, convencer e persuadir pessoas. Através de um enorme conhecimento baseado em anos de investigação, e recorrendo a inúmeros exemplos práticos centrados em figuras públicas bem conhecidos de todos nós, o autor explica-nos como bem comunicar e como evitar a comunicação ineficaz.
Jorge Freitas é Coach na área comportamental. Licenciado em Comunicação, estudou Direito na Universidade de Coimbra e Comunicação em Londres, Rio de Janeiro e Salamanca, onde concluiu os cursos de Protocolo e Educação Através do Pensamento Positivo. Em 1999 fundou a Falatório, uma escola especializada na área de Falar em Público. Ministrou formação a vários políticos do País e em mais de 70 autarquias nacionais. Foi professor de MBA de Técnicas de Apresentação no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, e professor e coordenador em Portugal do maior desafio do Mundo de oratória juvenil, o Speak Out Challenge. 7 Segundos é o seu primeiro livro.

César Calian na noite de autógrafos do autor, Jorge Freitas. Palácio do Freixo- Porto- Portugal, em 03/10/ 2011.
Palácio do Freixo:http://www.youtube.com/watch?v=wuvIjRwFak4


Redescobrindo Domitila de Castro, a Marquesa de Santos

REZZUTTI, Paulo. Domitila: a verdadeira história da Marquesa de Santos. – São Paulo: Geração Editorial, 2013.

SINOPSE:Famosa por seu escandaloso caso de sete anos com o primeiro Imperador do Brasil, Domitila de Castro Canto e Melo, nobilitada pelo seu amante com o título de Marquesa de Santos, constitui-se num dos personagens mais fascinantes da História nacional. Até hoje, muitos associam sua imagem à de uma mulher devassa, que traficava autos cargos políticos na cama, e que foi responsável pela impopularidade de D. Pedro I após a morte da Imperatriz D. Leopoldina (1826). Entretanto, será que devemos dar ouvidos a toda e qualquer falácia inventada acerca desta formidável figura feminina? Enquanto isso, para outras pessoas, Domitila foi um exemplo de mulher emancipada, que rompeu com a moralidade corrupta de uma época de falsos pudores, para viver a vida conforme ditava sua consciência. Dessa forma, ela se aflora na segunda década do século XXI não como uma pessoa sem cultura ou desprovida de qualquer atributo intelectual que a recomendasse. Muito pelo contrário! Analisar a trajetória da Marquesa de Santos é empreender uma verdadeira viagem, que começa em São Paulo e segue seu roteiro até Minas Gerais, Rio de Janeiro, para depois retornar ao ponto de origem. Pelo menos é essa a sensação do leitor ao passar as páginas do novo livro do arquiteto e pesquisador em história Paulo Rezzutti, sobre a vida e os amores daquela a quem podemos chamar de a amante do Brasil.